julho 04, 2006

Mensagens Truncadas

Quando uma informação não é compreendida pelo ouvinte, pode ter havido algum problema com os personagens ligados a ela (podem ser mais): o interlocutor e o ouvinte. Comunicação é via de mão dupla: alguém emite uma informação e os demais escutam, processam e fazem inserções, se necessário.

Mas as mensagens podem ficar truncadas se o interlocutor não sopuber expressar suas idéias ou se o ouvinte não prestar a devida atenção ou não tiver capacidade mental para processar a informação do interlocutor. Nos dois casos há um problema sério de comunicação truncada: a idéia não é compreendida e se estabelece o caos.

Trabalho com comunicação e o que mais vejo é a falta de comunicação. Num mundo em que existe telefone, e-mail, blog, Orkut, msn, skype e todo um universo de possibilidades de comunicação, as pessoas ainda são resistentes e preferem não ouvir (porque são lentas demais no raciocínio, ou porque não têm capacidade para compreender a mensagem que se tenta transmitir). De qualquer forma, em qualquer um dos casos, não há nada que possa ser feito, a não ser que as pessoas mudem.

Conheço ótimos comunicadores. Pessoas que conseguem passar várias informações com um simples meneio de cabeça, mas vivo enfiado num mundo em que as pessoas preferem não saber de nada, já que ao saberem terão automaticamente que se comprometer com o assunto em questão. Pobreza de espírito!

Lv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, seu pecado...